As ordens no Paraíso

Na Referência Galeria de Arte, por meio de representações de cenas com animais, a artista visual brasiliense radicada em São Paulo apresenta pinturas e desenhos inéditos que abordam as relações humanas e a animalização do outro. Como parte da programação, Alice Lara se reúne com João Angelini para uma conversa aberta ao público

No dia 6 de fevereiro, quinta-feira, às 17h, a Referência Galeria de Arte inaugura a mostra “As ordens no Paraíso”, com pinturas e desenhos da artista visual Alice Lara. Resultado de uma residência artística no Zoológico de São Paulo e da cooperação com o Pé Vermelho – Espaço Contemporâneo, de Planaltina, a artista apresenta 15 pinturas a óleo sobre tela e dois desenhos a carvão inéditos. A exposição que fica em cartaz até o dia 29 de fevereiro tem entrada gratuita e classificação indicativa livre para todos os públicos. A visitação é de segunda a sexta, das 10h às 19h, e sábado, das 10h às 15h. Como parte da programação, no dia 8 de fevereiro, sábado, das 11h às 12h30, acontece uma Conversa aberta ao público com Alice Lara e João Angelini, artista e criador do Pé Vermelho. A Referência Galeria de Arte fica na 202 Norte Bloco B Loja 11, Subsolo, Brasília-DF. Telefone: (61) 3963-3501.

Das questões referentes à pintura às que falam de direitos humanos e feminismo, a obra de Alice Lara centra foco nas relações e no tratamento dado aos animais como forma de discutir a forma como nos vemos e nos relacionamos. Emprestada de sua acepção na Biologia, que classifica os animais, e do imperativo, o título da série e da mostra que ocupa a Sala Principal da Referência, “As ordens no Paraíso”, apresenta o desdobramento da série homônima iniciada em 2019 e apresentada no Paço das Artes – São Paulo.

Esta é a primeira vez que Alice Lara apresenta seus desenhos feitos com carvão sobre papel. Ela ressalta o interesse pela técnica como parte de seu processo de produção. “Senti a necessidade de dar protagonismo ao desenho, mesmo realizando-o com qualidade que entendo como pictórica, como manchas e texturas”, diz. Ela relembra que o debate sobre a diferença entre desenho e pintura rende discussões até hoje mesmo sendo bastante antigo. “Não sei se essa distinção de fato existe. Sempre fiz esboços em cadernos e delimitei as formas com carvão nas telas, então posso afirmar que sempre desenhei antes de pintar”, conclui.

Animais humanos

A pesquisa de Alice Lara aborda a forma como os animais são tratados pelos humanos e como os humanos buscam colocar outros humanos na categoria de animais. Aquilo que se conceitua como humanidade é uma construção antiga que está em constante movimento, sendo sempre redefinida e, muitas vezes, constituída pela exclusão. “Nessa construção da humanidade, o indivíduo pode ser humano se não for uma mulher, umx negrx, umx indígena, umx lgbtqs, e principalmente se não for um animal”, afirma a artista.

Na luta por direitos, “muitas dessas categorias vão reivindicar, com razão, sua dissociação do animal”, reflete a artista. “O meu interesse específico está na forma como esses grupos pensam suas possíveis animalidades como forma de fortalecer suas potências. Deste modo sendo eu uma mulher e não-branca entendo que lidando com a opressão ao animal naturalmente estou lidando com questões identitárias humanas. Enquanto lido com o confinamento de animais na cidade de São Paulo, no resto do país, indígenas são confinados em reservas (quando recebem esse direito ao mínimo que lhes pertence)”, completa.

Conversa

No dia 8 de fevereiro, das 11h às 12h30, Alice Lara e João Angelini participam de uma conversa aberta ao público. Entre os temas que serão abordados estão o papel das residências artísticas, arte e ativismo, pintura, desenho, produção e profissionalização de artistas mulheres e periféricos.

Sobre Alice Lara

Alice Lara é artista visual de Brasília que atualmente mora em São Paulo, onde mora e trabalha. Sua pintura é marcada pela investigação da representação dos animais, suas relações com os humanos e como isso afeta a ambos. Graduada em Artes Visuais pela Universidade de Brasília, é mestranda em Poéticas Visuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP). Seus trabalhos já foram apresentados em diversos salões, prêmios, mostras coletivas e individuais. Mais recentemente, em 2019, apresentou os primeiros trabalhos da série “As ordens no Paraíso” no Paço das Artes, e teve uma de suas obras adquiridas para a coleção do Museu de Arte do Rio (MAR).

Como parte de seus interesses no campo das artes visuais busca mobilizar e profissionalizar mulheres artistas em vivências e ações pontuais. Durante seu período de residência no Pé Vermelho, promoveu encontros com mulheres artistas do Distrito Federal em formação. Para alcançar o maior número possível de pessoas interessadas, estendeu os encontros para galeria A Pilastra. “É gritante ver que o trabalho de mulheres artistas não recebe a devida atenção no mercado de trabalho. Então como ativista feminista, entendo a necessidade de nos ver, nos encontrar fisicamente, trocar ideias, ver a produção umas das outras para fortalecer o que fazemos”, afirma Alice.

Serviço:

As ordens no Paraíso

Mostra individual de Alice Lara

Pinturas e desenhos
Abertura| 6 de fevereiro, quinta-feira
Horário | das 17h às 21h
Local | Referência Galeria de Arte
Visitação | Até 29 de fevereiro
De segunda a sexta, das 10h às 19h
Sábado, das 10h às 15h
Entrada | Gratuita
Classificação indicativa | Livre para todos os públicos

Conversa com Alice Lara e João Angelini

Quando | 8 de fevereiro – Sábado
Horário | Das 11h às 12h30
Entrada | Gratuita
Classificação indicativa | Livre para todos os públicos
Local | Sala Principal – Referência Galeria de Arte
Endereço | CLN 202 Bloco B Loja 11 – Subsolo – Asa Norte – Brasília DF
Telefone | (61) 3963-3501
E-mail | referenciagaleria@gmail.com
Facebook | @referenciagaleria
Instagram | @referenciaarte

Informações para a imprensa:

Agenda KB Comunicação
Contato: Luiz Alberto Osório
E-mail: luiz.alberto@agendakb.com.br
Telefones: (61) 3344-0143 / (61) 98116-4833
Skype: luiz.alberto.osorio

Últimas Exposições

08 JUL / 2020

David Almeida

Projeto Conversa | Online com o artista visual David Almeida e a psicóloga Vania Moraes

Saiba mais

03 JUN - 13 - JUN / 2020

José Roberto Bassul

Sobre quase nada

Saiba mais

07 MAR - 11 ABR / 2020

José Roberto Bassul

Sobre quase nada – José Roberto Bassul

Saiba mais

30 NOV - 18 JAN / 2019

David Almeida
André Santangelo

Lindeza
Casa do Lago cheio de mim

Saiba mais

21 NOV - 21 NOV / 2019

Kazuo Okubo, André Dusek, Frederico Lamego, Luiz Nunes e Rinaldo Morelli
André Dusek, Frederico Lamego, Luiz Nunes e Rinaldo Morelli

Fotógrafos conversam com o público na Referência Galeria de Arte

Saiba mais

>
Pular para a barra de ferramentas