Claro Enigma

Virgílio Neto apresenta na Referência Galeria de Arte, Brasília, desenhos que exploram a matéria e destilam formas e texturas

No dia 18 de agosto, das 16h às 20h, a Referência Galeria de Arte abre a mostra “Claro enigma”, de Virgílio Neto. O artista brasiliense radicado em São Paulo, apresentará novas séries de trabalhos que têm como principais eixos a experimentação da matéria. No dia 22 de setembro, sábado, às 10h, a galeria promoverá um encontro entre o artista e público. A mostra fica em cartaz até o dia 29 de setembro, com visitação de segunda a sexta, das 12h às 19h, e sábado, das 10h às 15h. A entrada é gratuita e a classificação é livre para todos os públicos. A Referência Galeria de Arte fica na 202 Norte Bloco B Loja 11 – Subsolo, Brasília-DF. Telefone (61) 3963-3501.

“Claro enigma” se projeta para o espaço expositivo da galeria a partir da poesia transcendental de Carlos Drummond de Andrade, Ferreira Goulart, Hilda Hilst, João Cabral de Melo Neto e Manoel de Barros. “O corpo, a terra, a montanha, a cana, a educação pela pedra. Pensar nos quatro elementos – terra, água, fogo e ar – me interessa. Estou muito aterrado na matéria, no chão. Esta mostra é sobre como estou ligado na matéria, no tipo de papel que consigo riscar com nanquim, que seca de um determinado jeito e o guache de outro. E no fim, toda arte ou poesia vai em busca da transcendência para alcançar o divino”, afirma.

Nos últimos dois anos, Virgílio Neto passou por duas residências artísticas, uma em São Paulo outra na Bahia, mudou-se para a capital paulista onde ao lado de outros artistas fundou o espaço BREU. Desses acontecimentos, surgem novas leituras das relações entre as pessoas e as cidades, o contraste entre os labirintos das metrópoles e a quietude contemplativa do espaço quase infinito da capital federal. “Passei a observar o que as pessoas fazem com o que não mais lhes serve e comecei a fotografar, como forma de criar uma coleção da arqueologia da cena diária”, afirma o artista.

Esta é a primeira exposição individual de Virgílio Neto desde 2016 e apresenta ao público um novo direcionamento do trabalho do artista. São 15 desenhos da série “Miúdos”, de tamanhos variados, 21cm X 15cm aproximadamente, 10 desenhos da série “Imbróglios”, alguns de 42cm X 30cm e outros de 55cm X 55Cm, e uma Paisagem, formada por nove desenhos que reunidos medem 140cm X 200cm.

Os trabalhos das séries “Miúdos” e “Imbróglios” apresentam a nova atitude do artista frente ao desenho. O desafio de não trabalhar com o figurativo é um dos pontos principais destas séries, ainda que os trabalhos mantenham pontes de ligação com os trabalhos anteriores, que continham além do figurativo, a escrita e a ocupação quase que completa da folha de papel. O uso de materiais diversos esclarece a exploração da materialidade nas texturas. O preto único do guache mais opaco, o borrado do grafite com a ajuda do pincel, a tinta acrílica que secou sobre o papel.

Destilações

“Esses trabalhos me deram a desculpa para trabalhar ainda mais com as coisas que tinha vontade. Alguns têm forma mais fechada, outros apontam para questões, mas todos estão em um núcleo muito forte. O pensamento é escultórico e os desenhos quase chegam a existir matericamente. É tudo muito palpável e sinestésico. As cores não representam nada em concreto. São pura experimentação”, afirma Virgílio Neto. “Os trabalhos de séries anteriores tinham muitos assuntos e aqueles desenhos apontavam para muitas questões, mas também são apontamentos estéticos de possibilidades. Os padrões, as texturas, os tecidos, eles sempre estiveram presentes no meu trabalho. Agora, delimitei os assuntos para me aprofundar neles”, afirma. É uma coleção imagética pessoal de coisas que me interessam, que vêm de forma estranha, porque não têm uma hierarquia exata. Um tecido na rua ou uma mancha no chão podem me chamar a atenção. Essas coisas se conectam por uma espécie de classificação minha de interesse meu de como vou colocar isso junto”, completa.

Programação

No dia 22 de setembro, das 10h às 12h, Virgílio Neto participa de uma conversa com o público na Referência Galeria de Arte. Na ocasião, o artista comentará os trabalhos apresentados na mostra “Claro enigma”. A entrada é gratuita e livre para todos os públicos.

Sobre o artista

Virgílio Neto nasceu em Brasília e mora atualmente em São Paulo. Formado em Desenho Industrial pela Universidade de Brasília (UnB), é mestre em Artes na linha de pesquisa Poéticas Contemporâneas pela mesma instituição. Desde 2008, expõe seus trabalhos em salões de arte, mostras coletivas e individuais como as recentes “Os Fios e a Trama”, coletiva, Referência Galeria de Arte (2017), “Quando nós estamos?”, coletiva, Instituto Tomie Ohtake, São Paulo (2017), “Uma Educação pela Pedra”, Individual, Alfinete Galeria, Brasília (2016), “Ausente Presente”, individual, curadoria Paulo Miyada. Galeria Fayga Ostrower – Funarte, Brasília (2013). Foi premiado em 2016 com Aquisição de Obra pelo Transborda Brasília, Brasília – Prêmio de Arte Contemporânea. Em 2014 e 2013, foi indicado ao Prêmio Pipa. Em 2012, foi o primeiro colocado no Prêmio EDP nas Artes, Instituto Tomie Ohtake, São Paulo. Suas obras fazem parte de importantes coleções privadas e de acervos de instituições públicas como a do Museu Nacional da República, Brasília, Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul, Museu de Artes Plásticas Loures, Anápolis (GO), Centro Cultural UFG, Goiânia (GO), Coleção Sérgio Carvalho, Coleção Fernando Abdalla, e Coleção Onice Moraes e José Rosildete de Oliveira.

Serviço

Claro Enigma
De Virgílio Neto
Desenhos
Abertura: 18 de agosto, das 17h às 21h
Visitação: até 29 de setembro
De segunda a sexta, das 12h às 19h
Sábado, das 10h às 15h
Entrada gratuita
Livre para todos os públicos

Programação

Conversa com Virgílio Neto
22 de setembro, das 10h às 12h
Entrada gratuita
Livre para todos os públicos
Local: Referência Galeria de Arte
Endereço: CLN 202 Bloco B Loja 11 – Subsolo – Asa Norte – Brasília-DF
Telefone: (61) 3963-3501
E-mail: referenciagaleria@gmail.com
Facebook / @referenciagaleria
Instagram / @referenciaarte

Informações para a imprensa:

Assessoria de imprensa:
Agenda KB Comunicação
Contato: Luiz Alberto Osório
E-mail: luiz.alberto@agendakb.com.br
Telefones: (61) 3344-0143 / (61) 98116-4833
Skype: luiz.alberto.osorio

Últimas Exposições

08 DEZ - 26 JAN / 2018

Matias Mesquita
Grupo paulistano Em Branco

Intempéries permanentes
Ultramar

Saiba mais

07 NOV - 30 NOV / 2018

Evandro Soares

O “Traço expandido” de Evandro Soares na Referência Galeria de Arte

Saiba mais

20 OUT / 2018

André Santangelo e Pedro Gandra

(Em) Conversa

Saiba mais

03 AGO - 04 AGO / 2018

Vários

Feira de Gravuras e Publicações Independentes

Saiba mais

19 MAI - 07 JUL / 2018

Adriana Vignoli
José Roberto Bassul

Verter e Rasurar arquiteturas
Rasurar arquiteturas

Saiba mais

24 MAR - 04 MAI / 2018

Elyeser Szturm
Helô Sanvoy

Dobras e Hiato
Hiato

Saiba mais

>