Conexão Cerrado

Durante a 4ª edição da Art Weekend de São Paulo, a Referência Galeria de Arte de Brasília ocupará uma sala de exposição na Galeria Rabieh com obras de Julio Lapagesse, Pedro Ivo Verçosa e Virgílio Neto

De 8 a 10 de novembro, a Referência Galeria de Arte de Brasília participa da 4ª edição da Art Weekend de São Paulo, com a mostra “Conexão Cerrado” que apresenta as obras de Júlio Lapagesse (desenho e colagem), Pedro Ivo Verçosa (pintura à óleo) e Virgílio Neto (desenho), fundadores do Espaço Breu, na Barra Funda. A mostra leva à Galeria Rabieh três artistas brasilienses que iniciaram suas trajetórias artísticas na capital federal e hoje moram e produzem em São Paulo.

Há 11 anos no mercado de arte, a Galeria Rabieh, localizada na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 147, recebe a Referência Galeria de Arte, de Brasília, uma das seis galerias de fora de São Paulo a participar do evento que reúne 45 galerias da cidade. “É uma forma interessante de o público de São Paulo conhecer o que artistas de outras regiões do país estão produzindo, em espacial em Brasília”, afirma a galerista Onice de Moraes, da Referência.

Julio Lapagesse, Pedro Ivo Verçosa e Virgílio Neto, que hoje vivem e produzem em São Paulo, trabalham juntos há cerca de uma década, desde quando moravam em Brasília compartilhavam o ateliê coletivo LAJE e mais tarde, o NOVA. “São artistas jovens com uma trajetória ascendente e cujas obras já fazem parte de coleções privadas e de instituições públicas com importantes prêmios no currículo”, explica Onice Moraes. Hoje, os três artistas trabalham em seus ateliês no Espaço Breu, onde também dão cursos, realizam exposições e recebem artistas que estão residindo temporariamente em São Paulo e precisam de um ateliê para trabalhar.

A visitação à mostra “Conexão Cerrado” acontece na sexta, das 10h às 16h, sábado, das 11h às 20h, e domingo, das 12h às 18h. A entrada é gratuita e a classificação indicativa é livre para todos os públicos. No sábado e no domingo, a Art Weekend realiza circuitos de visitação às galerias participantes do evento com transporte gratuito em vans.

Sobre os artistas

Formado em Bacharel em Artes Plásticas pela Universidade de Brasília, Julio Lapagesse tem como suas principais pesquisas a memória afetiva, as enciclopédias e a colagem na arte contemporânea. Foi integrante dos ateliês Espaço Laje e Nova em Brasília. Atualmente, Julio mora em São Paulo e gerencia, junto a outros 5 artistas, o Espaço Breu, um ateliê expandido, onde esses artistas buscam ampliar suas atividades para além de suas produções individuais. Em sua trajetória como artista visual, realizou inúmeras mostras individuais e coletivas. Em 2006, participou da exposição Artessários 4ª Edição – Museu de Arte de Brasília. Em 2010, participou da 2ª edição da Contrast vs Bigup! Artshow; e do Salão Universitário da UnB – Espaço Piloto. Em 2013, Centerfolder, Galeria Referência de arte; Sem Registro 2 – Espaço Laje; e Kohë Dhe Kujtesë: Gravura Bashkëkohore Braziliane – Albânia. Em 2016, participou da mostra Combos, na Hill House, da mostra Individual Nomes Antigos – Espaço F/508 de Fotografia; e foi selecionado e participou da mostra do Transborda Brasília – Prêmio de Arte Contemporânea, CAIXA Cultural Brasília. Em 2018, 100 Anos de Athos – Centro Cultural Banco do Brasil Brasília e São Paulo; Dialetos 2 – Centro Cultural São Paulo; e Desaguar – Espaço Breu SP.

Pedro Ivo Verçosa nasceu em 1985, natural de Brasília, reside em São Paulo há cerca de quatro anos. É artista plástico formado pela UnB. Seu principal trabalho é de pintura e fotografia, onde pesquisa a percepção do tempo e seu registro. Foi integrante do espaço Laje em Brasília de 2011 a 2015. Participou de uma exposição individual em Brasília (DF) e inúmeras mostras coletivas em espaços no Brasil, Portugal e Inglaterra em instituições como Espaço Piloto- UnB, Museu Nacional do Conjunto da República, Espaço ECCO, MAMAM-Recife, entre outros. Foi selecionado para o Salão de Artes do Iate Clube e recebeu o primeiro lugar no I Salão Universitário Prêmio Espaço Piloto em Brasília. Foi finalista do Transborda Brasília – Prêmio de Arte Contemporânea é um dos fundadores do Espaço Breu, em São Paulo.

Virgílio Neto é artista plástico e desenvolve seu trabalho utilizando como principal suporte a linguagem do desenho. Desde 2008 tem participado constantemente de exposições em galerias, instituições e espaços independentes em várias cidades do Brasil. Em 2011 foi selecionado para participar do projeto Rumos do Itaú Cultural. Em 2012 ficou em primeiro lugar no Prêmio EDP nas Artes do Instituto Tomie Ohtake, também no mesmo ano teve seu livro Talvez o Mundo Não Seja Pequeno publicado pela Bolha Editora. Em 2013 realizou duas exposições individuais: The White Crash no Banff Centre no Canadá e Ausente Presente pelo Prêmio de Arte Contemporânea da Funarte em Brasília. Em 2014 foi indicado pela segunda vez ao Prêmio Pipa Investidor de Arte. Em 2016 foi um dos ganhadores do Prêmio Transborda Brasília. Em 2019 participou da Temporada de Projetos do Paço das Artes em São Paulo com uma exposição individual. Foi um dos sócios fundadores do Espaço Cultural Laje, em Brasília, que funcionou de 2011 a 2015 e hoje participa do Espaço Breu, em São Paulo.

Sobre a Referências Galeria de Arte

Em 1995, a Referência Galeria de Arte foi inaugurada com uma exposição individual de Amilcar de Castro, seguida de uma dedicada a Athos Bulcão e uma coletiva com obras de Arakem, Carlos Vergara, Claudio Tozzi e Rubens Gerchman. Em 24 anos de atuação, realizou mostras de importantes nomes das artes no Brasil e apresentou ao público novos artistas, sendo que alguns deles de grande relevância no cenário brasileiro de arte contemporânea, participou de inúmeras feiras de artes nacionais e internacionais, como o a ArtRIO, PARTE e SP-Arte. Além de realizar mostras e apresentar as obras de artistas ao público, ao longo do ano, a Referência realiza atividades formativas. Oficinas, palestras visitas mediadas, encontros com artistas e curadores são oferecidas às pessoas com o objetivo dar maior visibilidade à produção de arte contemporânea no Brasil.

Serviço:

Conexão Cerrado

Mostra coletiva de Julio Lapagesse, Pedro Ivo Verçosa e Virgílio Neto

Desenho e pintura a óleo
Organização: Referência Galeria de Arte
Local: Galeria Rabieh
Endereço: Al. Gabriel Monteiro da Silva, 147, São Paulo – SP
Visitação:
Sexta, das 10h às 16h,
Sábado, das 11h às 20h,
Domingo, das 12h às 18h

Referência Galeria de Arte
Endereço: 202 Norte Bloco B Loja 11, Subsolo – Asa Norte – Brasília-DF
Telefone: (61) 98162-3111 / (61) 3963-3501
Entrada: Gratuita
Classificação indicativa: Livre para todos os públicos
E-mail: referenciagaleria@gmail.com
Facebook / @referenciagaleria
Instagram / @referenciaarte

Informações para a imprensa:

Agenda KB Comunicação
Contato: Luiz Alberto Osório
E-mail: luiz.alberto@agendakb.com.br
Telefones: (61) 3344-0143 / (61) 98116-4833
Skype: luiz.alberto.osorio

Últimas Exposições

19 OUT - 23 NOV / 2019

Kazuo Okubo
Mostra Coletiva

Secos & Molhados
Novas Referências

Saiba mais

08 OUT - 15 OUT / 2019

Lêda Watson

Lêda Watson lança livro na Referência Galeria de Arte

Saiba mais

10 SET - 04 OUT / 2019

Vários Artistas

Linhas de força – Superfícies em transe chega à Referência Galeria de Arte

Saiba mais

01 AGO - 27 AGO / 2019

Vários Artistas

Linhas de força – Superfícies em transe

Saiba mais

27 JUL - 30 AGO / 2019

Pedro Gandra
Márcio Borsoi

Pedro Gandra e Márcio Borsoi em mostras individuais na Referência Galeria de Arte
Imagens de um rio que não me pertencia

Saiba mais

25 MAI - 1 JUN / 2019

Ralph Gehre

Jogo de simples

Saiba mais

>