Lêda Watson lança livro na Referência Galeria de Arte

Publicação traz visões inéditas da obra de uma das mais importantes gravuristas brasileiras, com estudos, textos e fragmentos que investigam o traço original da artista visual radicada em Brasília. O lançamento será acompanhado de uma mostra de gravuras inéditas e um recorte de trabalhos anteriores

No próximo dia 8 de outubro, das 17h às 21h, a Referência Galeria de Arte realiza o lançamento do livro “Pelos caminhos da gravura – Fragmentos de uma paixão definitiva”, sobre a obra da gravurista Lêda Watson. Com 176 páginas, a publicação apresenta ao público além das obras da artista visual, reflexões, estudos, o trabalho em ateliê, além de sua mais recente produção. O livro estará à venda no local por R$ 180,00 Na ocasião, será inaugurada uma mostra com 14 gravuras novas em variados formatos e obras de séries anteriores, formando um recorte da produção da artista. A exposição fica em cartaz na Referência até o dia 15 de outubro, com visitação de segunda a sexta, das 12h às 19h, e sábado, das 10h às 15h. A entrada é gratuita e livre para todos os públicos. A Referência Galeria de Arte fica na 202 Norte Bloco B Loja 11 – Subsolo, Brasília-DF. Telefone: (61) 3963-3501.

Com edição do também gravador e professor Newton Scheufler, a publicação revisita a obra da artista a partir de elementos iniciais do trabalho, como o desenho e os estudos para a produção das gravuras. Segundo o editor, o objetivo do livro é mostrar a originalidade da artista e sua técnica no contexto da gravura. Ao longo de dois anos de pesquisas, o editor resgatou estudos e desenhos, uma vez que a gravura sempre começa com o traço e a partir daí se organiza. “A tinta vem depois”, ressalta. “Nunca se falou do desenho da Lêda. Ela tem o poder do desenho de traço intuitivo e selvagem. Exemplo disso são as séries dedicadas ao Cerrado e à natureza.

O livro traz a produção de Lêda Watson agrupada por temas, tendo como eixos as várias áreas de atuação, do trabalho autoral ao ensino da gravura, passando por trechos de textos críticos, matérias de jornais e entrevistas para TVs e reflexões de alunos de vários países das Américas do Sul e Central. “O livro tem caráter fragmentário e ao mesmo tempo apresenta uma etnografia do ateliê da artista”, afirma o Newton. Diferentemente do primeiro livro publicado com a obra de Lêda Watson, “esta edição”, ressalta Newton, “recupera outros aspectos do trabalho de uma artista visual pautada pela necessidade de compartilhar o conhecimento com as novas gerações, questões referentes à gravura, à história da arte”.

Como parte da programação do lançamento do livro, no até o dia 15 de outubro, a Referência recebe uma mostra com 14 obras inéditas e obras pertencentes ao ateliê da artista e do acervo da galeria. “A exposição de gravuras de Lêda Watson dá uma dimensão complementar sobre o trabalho de artistas”, afirma a galerista Onice Moraes. “Jovens colecionadores e artistas que ainda não conhecem a produção da Lêda têm agora a oportunidade de verificar a qualidade do desenho e da impressão em metal, sua especialidade, além de ver como ela aborda temas que lhe são caros há décadas como a natureza, o Cerrado e as relações humanas”, completa Onice.

Graduada em Artes Plásticas no Rio de Janeiro (Escola Nacional de Belas Artes), em Paris (Ecole Nationale de Beaux Arts-Sorbonne) e Brasília (Universidade de Brasília), Lêda Watson é um dos principais nomes da gravura em metal brasileira. Estudou a técnica na Escolinha de Arte do Brasil, com Orlando Dasilva (Rio de Janeiro) e especializou-se no Atelier Friedlaender, do gravador alemão Johnny Friedlaender (Paris). Seus trabalhos fazem parte de coleções importantes, como a da Bibliothéque Nationale de Paris (França), onde convidada pela Societé des Femmes Bibliophiles para ilustrar um livro de contos de Jules Laforgue, sendo que a edição anterior havia sido ilustrada por Dalí. Como arte-educadora, ministrou cursos de gravura em metal e palestras na Universidade Católica de Lima (Peru), Universidade de Brasília, Escola Nacional de Artes (Nicarágua), na Universidade Nacional-Heredia (Costa Rica), Universidade Central da Venezuela (Caracas) e no Museu de Arte Contemporânea da Cidade do Panamá. Em Brasília, criou seu ateliê onde formou novos gravadores e criou o 1º Núcleo de Gravadores de Brasília e o Clube da Gravura (1989), reunindo, em sua maioria, gravadores profissionais do Distrito Federal. Em 1985, criou o Museu de Arte de Brasília (MAB). Desde 2002, ensina técnicas de gravura em seu ateliê e realiza exposições regularmente.

Serviço:

Pelos caminhos da gravura – Fragmentos de uma paixão definitiva

Lançamento do livro

De Lêda Watson
Quando: 8 de outubro, terça-feira
Das 17h às 21h
Edição: Newton Scheufler
Editora Casa da Mão
Formato: 22cm X 332cm
Número de páginas: 176
Valor: R$ 180,00

Mostra de gravuras

De Lêda Watson

Visitação: de 8 a 15 de outubro
Segunda a sexta, das 12h às 19h
Sábado, das 10h às 15h

Local: Referência Galeria de Arte
Endereço: 202 Norte Bloco B Loja 11, Subsolo – Asa Norte – Brasília-DF
Telefone: (61) 3963-3501
Entrada: Gratuita
Classificação indicativa: Livre para todos os públicos
E-mail: referenciagaleria@gmail.com
Facebook / @referenciagaleria
Instagram / @referenciaarte

Informações para a imprensa:

Agenda KB Comunicação
Contato: Luiz Alberto Osório
E-mail: luiz.alberto@agendakb.com.br
Telefones: (61) 3344-0143 / (61) 98116-4833
Skype: luiz.alberto.osorio

Últimas Exposições

19 OUT - 23 NOV / 2019

Kazuo Okubo
Mostra Coletiva

Secos & Molhados
Novas Referências

Saiba mais

10 SET - 04 OUT / 2019

Vários Artistas

Linhas de força – Superfícies em transe chega à Referência Galeria de Arte

Saiba mais

01 AGO - 27 AGO / 2019

Vários Artistas

Linhas de força – Superfícies em transe

Saiba mais

27 JUL - 30 AGO / 2019

Pedro Gandra
Márcio Borsoi

Pedro Gandra e Márcio Borsoi em mostras individuais na Referência Galeria de Arte
Imagens de um rio que não me pertencia

Saiba mais

25 MAI - 1 JUN / 2019

Ralph Gehre

Jogo de simples

Saiba mais

13 ABR - 28 JUN / 2019

Carlos Vergara

Natureza inventada, de Carlos Vergara – Uma mostra, dois espaços

Saiba mais

>