Sobre quase nada

José Roberto Bassul e Marília Panitz em Conversa e Tour virtual | Referência Galeria de Arte

Pelo IGTV da galeria, o fotógrafo e a curadora participam de um bate-papo com o público e realizam uma visita à mostra “Sobre quase nada”. Durante a live, o público poderá participar, enviando suas perguntas

No próximo dia 3 de junho, quarta-feira, das 16h às 17h30, a Referência Galeria de Arte realiza uma conversa e uma visita guiada virtual à mostra “Sobre Quase nada”, com o fotógrafo José Roberto Bassul e a curadora Marília Panitz. Com transmissão ao vivo pelo IGTV da galeria, a conversa terá como eixo os temas processos de produção, técnica, linguagem, expressão, percepção e fruição. O público poderá interagir com Bassul e Marília por meio de mensagens enviadas no momento da conversa pelo Instagram @referenciaarte. A mostra fica em cartaz até o dia 13 de junho.

Sobre quase nada“, do fotógrafo José Roberto Bassul, tem curadoria de Marília Panitz, apresenta 36 imagens de duas séries inéditas: “Poéticas mínimas” e “Quase nada”. Fragmentos de edificações modernas e pós-modernas destacam o inusitado no espaço comum e resultam em quase abstrações. Ao abordar a arquitetura de forma crítica e reflexiva, o artista procura “desenhar pensamentos, projetar desejos, construir espaços para a imaginação.

Desde 2019, a Referência realiza lives de conversas com artistas e curadores pelas redes sociais. Esta, no entanto, será a primeira vez que isso acontecerá apenas online, sem a presença do público. “Esta é mais uma ferramenta disponível para falarmos de arte, produção e pensamento, com total liberdade e a expectativa de alcançarmos cada vez mais novos públicos”, ressalta a galerista Onice Moraes.

Atendimento ao público

A Referência reabriu nesta semana para atendimento ao público. O acesso será limitado, com visita à exposição e ao acervo mediante agendamento. Para entrar no espaço expositivo, será obrigatório o uso de máscaras e o distanciamento de dois metros entre as pessoas. Além disso, a galeria reforçou as medidas de higienização e reduziu o horário de funcionamento. “São medidas necessárias para garantir que nossa equipe, fornecedores, artistas, curadores e clientes se sintam seguros em relação a sua saúde”, explica Onice. O público deve agendar a visita pelo WhatsApp +55 61 98162-3111 ou pelo e-mail referenciagaleria@gmail.com.

Durante todo o período de isolamento social, iniciado no dia 16 de abril, a Referência reforçou suas ações no ambiente virtual, com a disponibilização do acervo, produção de catálogos de exposições, feiras e de artistas e a criação de um marketplace nas redes sociais para a comercialização de obras. “São práticas que tiveram boa aceitação por parte dos colecionadores, gerando vendas. Essas ações se juntarão ao nosso trabalho diário para ampliar a visibilidade da produção dos artistas”, afirma a galerista Onice Moraes.

Sobre a mostra

As fotografias da série “Poéticas mínimas” são singelas. Contrastam com o mundo em que vivemos, saturado por imagens de cores vibrantes, apelos consumistas e signos hedonistas de realização pessoal. Buscam refúgios visuais na paisagem urbana, também poluída por excessos. Não por acaso, concentram-se em edifícios de linguagem modernista. De sentido estético e ético, o modernismo pautava-se pela economia de formas e de meios. Guiava-se por uma utopia político-social de caráter coletivo e universalista. Na pós-modernidade, ao avesso, convivemos com a ressurgência dos nacionalismos xenófobos, com a exacerbação do consumo predatório e com a disseminação do individualismo e da ostentação.

Na era do consumo e do individualismo, a arquitetura tem sido concebida pelas corporações como espetáculo, como imagem que afirma poder e determina relações sociais. A série “Quase Nada” consiste em representações abstratas dessa arquitetura contemporânea. Frações quase irreconhecíveis de edifícios notáveis articulam singelas composições geométricas. Tomadas em diferentes cidades, cada fotografia é o resultado de apenas um frame, sem nenhum acréscimo ou justaposição em processos de pós-produção. Os efeitos visuais são obtidos tão-somente pela busca de ângulos incomuns, com o propósito de reduzir ao mínimo os elementos expressivos das edificações.

Serviço:

Conversa | Visita Guiada | Virtual
Com | José Roberto Bassul – Fotógrafo
Marília Panitz – Curadora
Exposição fotográfica | “Sobre quase nada”
Onde | instagram @referenciaarte
Quando | 3 de junho, Quarta-feira
Horário | 16h às 17h30

Vistação | Até 13 de junho

Agendamento de visitas | (61) 98162-3111
referenciagaleria@gmail.com

Informações para a imprensa:
Agenda KB Comunicação
Contato: Luiz Alberto Osório
E-mail: luiz.alberto@agendakb.com.br
Telefones: (61) 3344-0143 / (61) 98116-4833
Skype: luiz.alberto.osorio

*Crédito para os fotógrafos Jamila Maria e Jean Peixoto, que juntos assinam todas as fotos.

Últimas Exposições

07 MAR - 11 ABR / 2020

José Roberto Bassul

Sobre quase nada – José Roberto Bassul

Saiba mais

06 FEV - 29 FEV / 2020

Alice Lara

As ordens no Paraíso

Saiba mais

30 NOV - 18 JAN / 2019

David Almeida
André Santangelo

Lindeza
Casa do Lago cheio de mim

Saiba mais

21 NOV - 21 NOV / 2019

Kazuo Okubo, André Dusek, Frederico Lamego, Luiz Nunes e Rinaldo Morelli
André Dusek, Frederico Lamego, Luiz Nunes e Rinaldo Morelli

Fotógrafos conversam com o público na Referência Galeria de Arte

Saiba mais

08 NOV - 10 NOV / 2019

Vários Artistas

Conexão Cerrado

Saiba mais

>
Pular para a barra de ferramentas