Vicejar

Com mostra coletiva de acervo, a Referência Galeria de Arte reúne pinturas de quatro artistas mulheres que tratam de questões relacionadas a feminismo, feminilidade e senso comum

No dia 11 de fevereiro, sábado, às 17h, a Referência Galeria de Arte inaugura a mostra coletiva “Vicejar”. Com obras de Alice Lara, Carolina Vecchio, Clarice Gonçalves e Raquel Nava, a exposição trata da pintura e seus desdobramentos a partir de um olhar feminino. Com entrada gratuita e livre para todos os públicos, no dia da abertura, às 18h, acontece uma visita comentada com a presença das artistas. A mostra fica em cartaz até o dia 11 de março, com visitação de segunda a sexta, das 12h às 19h, e sábado, das 12h às 17h. A Referência Galeria de Arte fica na 205 Norte, Bloco A, Sala 9, Brasília – DF. Telefone: (61) 3361-3501.

A realização da mostra “Vicejar” permite, por um lado mostrar, ao público a produção das artistas em pintura ao longo dos últimos anos. Por outro, cumpre com uma importante função da Referência Galeria de Arte em abrir espaço para as mais diversas formas de expressão, neste caso, as diferentes nuances da voz feminina. Historicamente, a presença do feminino se construiu pelo olhar predominantemente masculino. Nas artes, isso ainda é uma realidade que precisa ser mudada.

Presença pela ausência

As obras selecionadas para a exposição na Referência fazem parte do acervo da galeria e apresentam temas abrangentes, como gênero e sexualidade, mas também o posicionamento político, reflexões sobre a humanidade, a arte e sua história. “As questões femininas vão muito além do senso comum, das relações amorosas, da vaidade, da maternidade. A mulheres fazem parte da construção da história da humanidade em todos os seus aspectos e nesta mostra apresentamos uma faceta desse work in progress que é o ser humano e sua presença no universo”, afirma a marchand e sócia da galeria, Onice Moraes. Ao não falarem de questões que seriam consideradas tipicamente femininas, as artistas tratam do que elas acreditam ser importante para o feminino e, por tabela, para a humanidade.

Alice Lara

A partir de um olhar sobre como os animais são tratados, Alice Lara pesquisa sobre temas relacionados à humanidade e à tragédia humana. O exercício da pintura traz uma cartela de marrom em 14 tons. A cor evoca terra, chão sujeira presentes na destruição e o desastre ambiental provocados pelo rompimento da barragem em Mariana e no acidente com um caminhão que levava bois em uma estrada do interior de Goiás.

Carolina Vecchio

Com um aprofundamento no estudo da cor, Carolina Vecchio afirma que em sua obra, esse é o elemento motivador da ação. É a partir da cor que o trabalho surge. A imagem ou representação de um objeto animado ou não é secundário. O contraste de cores é responsável pelo movimento e as texturas que afloram da tela.

Clarice Gonçalves

Clarice Gonçalves afirma que sua produção não segue séries, temas ou outras formas sequenciais. Seu trabalho é espiralado, um tema que está sendo tratado hoje pode ter surgido há dois ou três anos e retorna por avizinhamento com mais refinamento da ideia. As obras vão encontrando seus correspondentes ao longo dos anos.

Raquel Nava

Uma faceta da produção pictórica de Raquel Nava é a abstração por meio do uso de esmalte sintético e pigmentos naturais, em especial a cochonilha. Nos trabalhos desenvolvidos entre 2013 e 2016 surgem camadas de tinta que estão em constante transformação. AO longo do tempo, a tinta continua a escorrer e mudar de cor adquire manchas. Pontos de contato entre matéria e forma a partir da apropriação.

Sobre a Referência

Periodicamente, a Referência Galeria de Arte realiza mostras de acervo como forma de oferecer ao público novas oportunidades de conhecer as obras dos artistas que representa a partir de novos olhares sobre a produção de artistas visuais de Brasília e do Brasil. Com 21 anos de trajetória, a Referência é uma das galerias mais atuantes no mercado de artes visuais do país, com a Referência Galeria de Arte realizou importantes exposições em Brasília, criando um diálogo entre os artistas locais e do país com críticos e curadores. “Além de ser uma galeria comercial, a Referência tem como um de seus pilares a responsabilidade por disseminar a produção artística de Brasília e de artistas de outros estados, criando assim um fluxo de intercâmbio de informações entre artistas e colecionadores”, afirma a marchand e sócia da Referência, Onice Moraes. Para 2017, além de mostras individuais e coletivas, a galeria realizará oficinas gratuitas, encontros e as visitas guiadas abertas ao público, além de levar obras dos artistas que representa para importantes eventos de renome internacional, como a SP-Arte (abril) e ArtRio (setembro).

Serviço:
Vicejar
Mostra coletiva de pinturas
Com obras de Alice Lara, Carolina Vecchio, Clarice Gonçalves e Raquel Nava,
Abertura: 11 de fevereiro, sábado
A partir das 17h
Visita comentada: às 18h
Visitação: até 11 de março
De segunda a sexta, das 12h às 19h
Sábado, das 12h às 17h

Local: Referência Galeria de Arte
205 Norte, Bloco A, Sala 9
Asa Norte – Brasília-DF
Telefone: (61) 3361-3501

Facebook/ReferenciaGaleria
Instagram/ReferenciaArte

Informações para a imprensa:
Assessoria de imprensa:
Agenda KB Comunicação
Contato: Luiz Alberto Osório
E-mail: luiz.alberto@agendakb.com.br
Telefones: (61) 3344-0143 / (61) 98116-4833
Skype: luiz.alberto.osorio

Últimas Exposições

08 DEZ - 26 JAN / 2018

Matias Mesquita
Grupo paulistano Em Branco

Intempéries permanentes
Ultramar

Saiba mais

07 NOV - 30 NOV / 2018

Evandro Soares

O “Traço expandido” de Evandro Soares na Referência Galeria de Arte

Saiba mais

20 OUT / 2018

André Santangelo e Pedro Gandra

(Em) Conversa

Saiba mais

18 AGO - 29 SET / 2018

Virgílio Neto

Claro Enigma

Saiba mais

03 AGO - 04 AGO / 2018

Vários

Feira de Gravuras e Publicações Independentes

Saiba mais

19 MAI - 07 JUL / 2018

Adriana Vignoli
José Roberto Bassul

Verter e Rasurar arquiteturas
Rasurar arquiteturas

Saiba mais

>