
O artista Osvaldo Gaia, natural de Belém/PA, vive e trabalha no Rio de Janeiro.
Escultor e pintor. Sua formação artística foi se constituindo através de pesquisa e experimentações dentro do universo amazônico com elementos que se identificam como estruturas escultóricas, porém em um escopo abrangente e perceptível da forma, em relevos, texturas e transparências.
Detém-se conceitualmente em questões sociais, arquitetônicas, econômicas e relacionadas a fluxos, origens, identidades e ferramentas ligadas à vida ribeirinha, de onde tirar sua inspiração sua produção tem forte recorte orgânico, porém de extremo rigor construtivista e grande teor simbólico.
Em 2014 realizou residência na Casa da Imagem em Vila Nova de Gaia/Portugal e em 2015 no Instituto Massenzio Arte em Roma/Itália. No Brasil, expôs no Centro Cultural da Caixa (RJ); Centro Cultural dos Correios (RJ); Museu Alfredo Anderson (PR); Museu Mario Quintana (RS); Galeria H.Rocha, Escritório de Arte Marcus Soska e Galeria Versailles (RJ); Galeria Teodoro Braga e na Galeria da Aliança Francesa (PA); MAMAM (PE). No exterior, em Ausburg, Alemanha; Anglo American Miami; Galeria AVA,Finlândia; Embaixada do Brasil na França; Complexo Cultural de Allen, no Líbano.
Premiado na Bienal de Florência-Itália, no Salão de Pequenos Formatos ganhou o Grande Prêmio no Salão de Arte Contemporânea em Belém/Pará e na Feira de Arte Artigo Rio, suas obras se encontram em importantes coleções particulares e institucionais.











































