Patrica Bagniewsky

Patrícia Bagniewski

Distrito Federal,
1977

Patrícia Bagniewski é formada em Artes Plásticas pela Universidade de Brasília (UnB). ”Durante o período que estudei lá, tranquei a faculdade e fui morar em Londres, onde fiz meus primeiros cursos com o material vidro, que é o material principal que trabalho”, afirma a artista.

Apaixonada pelo material, fez workshops, cursos e estágios em fábricas de vidro soprado na Grã-Bretanha, na Suécia, no Brasil e no Japão, onde fez mestrado para continuar com suas pesquisas.

O conceito presente nas peças criadas em vidro pela artista joga com a dicotomia da leveza, da dança do olhar durante o processo de produção, o sopro que dá forma ao objeto. Sua produção é equivalente a um parto. A areia, material não transparente, se transforma num líquido que deve ser soprado, que precisa de muito calor. É um trabalho físico difícil. Requer força, tanto física quanto mental, ritmo e disciplina. É um material que instiga a artista visual por ser antagônico, porque ele brinca com os olhos, ao mesmo tempo permite a visão através da matéria e prende o olhar no objeto. Ele é frágil, duro e resistente.

obras disponíveis

Patrícia Bagniewski
A fé afunda I
, 2020
Objeto
13 x 12 x 10 cm
Patrícia Bagniewski
A fé afunda II
, 2020
Objeto
6,5 x 17 x 13 cm
Patrícia Bagniewski
“Absens Haeres Non Herit” / (O ausente não será herdeiro)
, 2019
Objeto
25 (diâmetro) cm
Patrícia Bagniewski
“Tempori Parcendum” (é preciso poupar o tempo)
, 2019
Objeto
06 x 33 x 10 cm
Patrícia Bagniewski
Frágil
, 2019
Objeto
20 x 40 x 23 (díptico) cm