Noções de Conservação Preventiva para Acervos Pessoais e Institucionais
Apresentação:
O curso “Noções de Conservação Preventiva para Acervos Pessoais e Institucionais” tem como objetivo capacitar participantes a reconhecer os agentes que provocam a deterioração de acervos e a aplicar medidas eficazes de preservação. Voltado a colecionadores, estudantes e profissionais de arquivos, bibliotecas e museus, o curso apresenta conceitos fundamentais e práticas essenciais para prolongar a vida útil de fotografias, livros, documentos e obras em papel.
Com carga horária total de 8 horas, divididas em quatro encontros (29 de outubro, 5, 12 e 19 de novembro de 2025), as aulas serão ministradas por Silmara Küster de Paula Carvalho, professora doutora do Curso de Museologia da UnB, e Neide Aparecida Gomes, bibliotecária e mestre em Ciência da Informação. A programação inclui temas como terminologia e agentes de degradação, controle ambiental e de pragas, higienização, manuseio e acondicionamento de acervos.
Programação:
Aula 1: Introdução à Conservação Preventiva
• Terminologia da Conservação
• Os 10 Agentes de degradação
Aula 2: O Ambiente e Seus Inimigos Invisíveis
• Luz, Temperatura e Umidade
• Controle Integrado de Pragas
Aula 3: Higienização de acervos
• Métodos de higienização de acervos
Aula 4: Manuseio e Acondicionamento
• Manuseio Correto
• Materiais recomendados
Observações:
- A inscrição será efetuada mediante envio do comprovante de pagamento da taxa de R$ 450,00 para o e-mail referenciagaleria@gmail.com.
- Pagamento via Pix para: 008.473.180/001-02
- Bolsa (4 vagas) de 25% de desconto no valor da inscrição para pessoas autodeclaradas negras, indígenas e trans mediante preenchimento da carta de intenção presente neste formulário.
- Resultado da inscrição em vaga social (bolsistas), por e-mail: 27/10/25.
Sobre quem ministra o curso:
Silmara Küster de Paula Carvalho – Especialista em Conservação, Professora Dra. do Curso de Museologia da UnB.
Neide Aparecida Gomes – Especialista em Conservação, Bibliotecária Ms . em Ciência da Informação
