Centerfolder

Centerfolder

Com aproximadamente 400m² distribuídos em 2 andares, uma área três vezes maior que a antiga galeria, a nova Referência foi pensada para receber obras de variados tamanhos, mídias e suportes. A galeria 1, no Piso Térreo, tem o pé direito de 4,80m e paredes amplas que permitem expor mais obras de arte, telas, esculturas e instalações, sem limitações de formato. No outro andar, o amplo salão da Galeria 2 reúne área expositiva, espaço para palestras e workshops, café e biblioteca além de concentrar todo o acervo da galeria com mostradores no padrão museológico. Os clientes poderão conhecer e examinar com mais conforto as obras de artistas consagrados E os trabalhos dos novos expoentes, frequentemente incorporados ao acervo da Galeria. A galeria 2 permitirá o acesso direto dos visitantes pois suas portas se abrem na pista de estacionamento da garagem.

“Com a constante entrada de novos trabalhos e artistas já representados pela Referência e os novos talentos que se somaram ao acervo, o espaço que ocupávamos ficou pequeno”, explica Onice. “Com a nova loja, poderemos apresentar para os nossos clientes o melhor da produção artística nacional com muito mais conforto. E para os artistas se abrem novas possibilidades expositivas.”, completa.

Centerfolder

A nova sede da Referência será inaugurada com a mostra Centerfolder, com curadoria de Ralph Gehre e que reúne obras inéditas de artistas já tradicionalmente representados pela galeria. A exposição celebra ainda a chegada de novos talentos.

Ralph Gehre propôs uma curadoria de montagem. “As obras expostas na galeria estão alinhadas de forma a confrontar poéticas de vários artistas de diversas idades em diferentes mídias, todas elas do acervo da Referência”, explica Ralph. A palavra Centerfolder refere-se às páginas centrais de uma revista onde, em geral, está o assunto ou a imagem mais importante da publicação. Estas páginas se desdobram em duas, quatro ou quantas mais forem necessárias para desvelar um segredo escondido no encarte. “O recorte feito para esta mostra traz para o público de Brasília a produção mais significativa das artes plásticas brasileiras, obras inéditas para o público da cidade”, afirma o curador. “Espero excitar os sentidos dos visitantes e que eles “folheiem” todas as demais páginas do acervo”, completa Ralph.

A mostra Centerfolder traz obras inéditas de Carlos Vergara, Iole de Freitas, Luiz Áquila e Emmanuel Nassar. Também compõem o acervo em exposição novas obras dos paulistas Adriana Rocha, Patrícia Furlong, Paulo Whitaker, Alex Flemming, Ana Michaelis E Arnaldo Bataglini, dos jovens brasilienses Alexandre Azevedo, Pedro Ivo Verçosa, Raquel Nava, e Virgílio Neto, além de Francisco Galeno, Gê Orthof, Tarciso Viriato, Hildebrando de Castro, Cleber Figueiredo, os goianos Luiz Mauro, Marcelo Solá E a carioca Monica BarKi. Ralph pinçou novos nomes que passam a fazer parte do acervo da Referência. “André Santangelo, Daniel Búrigo, Eduardo Belga, João Angelini, Júlio Lapagesse, Renato Rios, Rodrigo Cruz e Rodrigo Paglieri são artistas que já há algum tempo se destacam com uma produção consistente e esta mostra é a oportunidade de assinarem contrato com a Referência. De minha parte, fico feliz e orgulhoso em poder indicá-los”, diz Ralph.

Para completar a mostra, obras dos mestres Amilcar de Castro, Athos Bulcão, Frans Weissmann e Rubem Valentim estarão expostas. “Esses trabalhos são a parte rara do acervo da Referência e só agora serão exibidas ao público”, completa.

Conheça o acervo da Referência Galeria de Arte, acesse: www.referenciagaleria.com.br.

Serviço
Referencia Galeria de Arte
Inauguração da nova loja
Abertura da mostra Centerfolder
Curadoria: Ralph Gehre
27 de março, terça-feira
Das 18h às 22h
Telefone: 3361-3501